Como montar uma equipe de sucesso em 6 passos
Como montar uma equipe de sucesso e mantê-la motivada?
O grande desafio para produtores e agências de lançamento que querem escalar seu negócio é lidar com a complexidade operacional de uma empresa.
Produtos, afiliados, suporte, tráfego, copywriting, lançamento…
Enfim, uma quantidade gigante de desafios a serem solucionados por alguém que, via de regra, começa sozinho ou com uma equipe reduzida.
Pensando nisso, nós trouxemos os 6 passos sobre como montar uma equipe de sucesso para empreendedores digitais. Confira a seguir!
Por que é importante construir uma equipe forte?
Porque você precisará reunir esforços de um grupo talentoso para alcançar seus objetivos.
À medida que o negócio cresce, fica inviável produzir e, ao mesmo tempo, pensar estrategicamente.
Por isso, produtores e agências de lançamento preferem montar uma equipe forte, PJ ou CLT, para auxiliá-lo nessa jornada de crescimento.
Ao pesquisar como montar uma equipe de sucesso, você já sabe que precisa de alguém para te ajudar nas tarefas operacionais.
Entretanto, muitos profissionais deste ramo não possuem expertise em recrutamento e seleção, afinal, não vieram do mundo do RH.
Para crescer seu negócio, você precisará de pessoas proativas, com escuta ativa, comunicação eficaz e flexibilidade.
Negócios digitais, geralmente, operam no modelo home office e não são todos os profissionais que estão preparados para trabalhar neste modelo de trabalho.
Sendo assim, preste atenção nas características que guiam o sucesso de uma equipe .
Quais são as características de uma equipe de sucesso?
- Diversidade: a diversidade cultural gera novas ideias e, consequentemente, novas soluções para os problemas que surgem no cotidiano da equipe;
- Motivação: você deve inspirar motivação na equipe para que, juntos, eles consigam atingir as metas;
- Sentimento de pertencimento: você precisa de profissionais que estejam juntos por um único propósito. Somente assim conseguirá atingir seus objetivos com qualidade;
- Comunicação: devido ao fato de trabalhar remotamente, na maioria dos casos, uma das principais características de uma equipe de sucesso deve ser o poder de comunicação. Não significa que todos precisam ser ótimos oradores ou escreverem redações formidáveis, mas, sim, que eles devem ser claros o suficiente para passar uma informação de maneira uniforme para todos;
- Autogerenciamento: uma equipe forte não se preocupa com quantas horas você trabalhou, mas, sim, quais foram os resultados entregues. E para atingir esses resultados, os integrantes do time devem ter a habilidade de autogerenciamento bastante desenvolvida;
- Adaptabilidade: como dito anteriormente, empresas digitais costumam operar home office e, principalmente, sofrem mudanças muito mais rápidas do que empresas convencionais. Portanto, o sucesso de uma equipe está ligado à capacidade de adaptabilidade dos seus profissionais;
- Participação: para crescerem juntos, todos precisam participar do negócio, mesmo que haja poucos decisores. Informações segmentadas geram ruídos de informação, o que tende a deixar a equipe desmotivada;
- Excelência: obviamente, um time qualificado possui profissionais de excelência nas hard skills, justamente para realizar suas entregas no mais alto nível;
- Proatividade: um time de sucesso é representado por profissionais que vão atrás da inovação (ao invés de esperar por um problema);
- Liderança: não significa que todos precisarão liderar, mas que profissionais de um time forte são líderes na sua área de atuação.
Se você não conhece os critérios para definir um time forte, de nada adianta aprender como montar uma equipe de sucesso.
Quando for recrutar, preste bastante atenção se os profissionais escolhidos possuem essas características.
Como formar uma equipe de sucesso?
Todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe. E para ter sucesso em equipe, você precisa garantir que os melhores profissionais estejam ao seu lado.
Sendo assim, veja a seguir os 6 passos para montar uma equipe forte:
1 – Divulgue a vaga de maneira assertiva
Primeiramente, seja claro no anúncio da vaga. Informações como título, descrição, requisitos, desejável, sobre a empresa, local de trabalho, salário e benefícios devem ser 100% transparentes para o candidato.
Se não, você pode atrair pessoas desqualificadas ou, o que também acontece, candidatos qualificados demais para o cargo. Em ambos os casos, você não conseguirá reter o talento.
Além disso, divulgue a vaga nos canais corretos, por exemplo, em portais segmentados, redes sociais corporativas, páginas de carreira, eventos ou jornais.
Durante essa jornada, você receberá mais vagas do que o planejado, o que pode ser um grande problema para quem está fazendo o processo de recrutamento e seleção sozinho.
Sendo assim, invista em ferramentas de automação que tornem o processo dinâmico e humanizado.
Mas, cuidado, porque profissionais qualificados fogem de processos seletivos longos e burocráticos. Sem esse cuidado, você pode perder grandes talentos simplesmente por utilizar a estratégia errada de recrutamento.
Finalmente, use plataformas de recrutamento para otimizar seu trabalho.
Dessa forma, centralizará todas as informações em um único local, o que diminuirá consideravelmente o tempo de contratação da equipe.
2 – Aposte na diversidade
Quando falamos em montar uma equipe diversa, todos pensam em contratar PCDs. Mas, na verdade, a diversidade na equipe vai muito além disso.
Estamos falando em contratar mais mulheres, negros, profissionais de meia idade, deficientes, habitantes do interior, entre diversas opções.
Ter pessoas com diferentes visões de mundo, vindas de locais diferentes e com culturas diversas estimula a criatividade da equipe e ajuda a criar uma equipe forte.
Além disso, uma organização que convive com a diferença no seu dia a dia tende a ser mais longeva, já que está acostumada a lidar com diferentes espectros de pensamento em harmonia.
O sucesso de uma equipe é baseado na capacidade que os indivíduos têm em se desenvolverem em conjunto. Nesse sentido, a diversidade trará habilidades que não seriam encontradas em uma empresa com uma visão única sobre negócios.
3 – Alinhe expectativas desde o primeiro dia
Ao entrar na empresa, você (ou o líder) deve alinhar quais são as expectativas da empresa perante o novo colaborador. Ou seja, o que seu negócio espera dele em termos de performance, resultado e comportamento.
Se essa comunicação não for feita de maneira adequada, o profissional pode acreditar que todas as etapas anteriores à sua contratação foram somente “discurso”.
Essa situação tende a desmotivar o profissional e, com o passar do tempo, você pode perdê-lo para o concorrente.
Também pode acontecer o que chamamos de demissão silenciosa, em que o profissional faz somente o básico para se manter empregado, o que certamente não é uma característica de um time de sucesso.
Para evitar expectativas divergentes, comunique claramente as atribuições do profissional no negócio, de preferência, por escrito.
Dessa forma, você poderá cobrá-lo quando as metas não forem atingidas, da mesma forma com que ele poderá te cobrar caso algo esteja fora das suas atribuições.
E claro, faça isso de forma estruturada e padronizada. De nada adianta alinhar expectativas e não dar as condições para que o profissional atinja os resultados.
4 – Evite o microgerenciamento
Para aprender como montar uma equipe de sucesso, você deve evitar o microgerenciamento.
Mas, antes, você sabe o que é microgerenciamento?
O microgerenciamento é um modelo de gestão em que as lideranças exercem um controle excessivo pela equipe. Geralmente, desempenhadas por líderes autocráticos e centralizadores.
Todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe, ao contrário do microgerenciamento, que se trata de uma execução em grupo realizada pelo comando individual.
A falta de autonomia aos profissionais gera um prejuízo no clima organizacional e, principalmente, reduz drasticamente o nível de criatividade dos colaboradores.
Dito isso, alinhe o colaborador à cultura da empresa antes de contratá-lo.
Portanto, faça um teste de fit cultural com o candidato durante o recrutamento. Isso evitará demissões repentinas ou falta de desmotivação durante o trabalho.
Quando o profissional for contratado, dê feedbacks frequentes, em público ou através de reuniões one-on-one.
Dessa forma, você dará autonomia para que o colaborador atinja suas metas com autonomia e, caso haja algum contratempo no caminho, ele consiga corrigir através dos seus insights.
5 – Promova o desenvolvimento individual
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um plano de ação que a empresa deve adotar para aperfeiçoar e construir habilidades nos indivíduos da equipe.
E como montar uma equipe de sucesso se o PDI não estiver estruturado de maneira clara e objetiva?
Por isso, faça uma avaliação de competências dos colaboradores. Seja ao contratar ou já dentro da empresa, você deve avaliar os hard e soft skills dos profissionais.
Somente assim será possível criar um PDI que supra as deficiências de cada profissional e, assim, torne a equipe cada vez mais forte.
Após criar e documentar o PDI, acompanhe de perto sua execução.
Lembre-se que não estamos falando de microgerenciamento, mas de avaliar o resultado do plano e, principalmente, estimular seu desenvolvimento por parte do usuário.
Também não se esqueça de criar um plano de carreira atrelado ao PDI e reconhecer o progresso de seus colaboradores.
6 – Mantenha sua equipe motivada
Para finalizar as 6 dicas sobre como montar uma equipe de sucesso, você deve motivar o time.
Muitas empresas têm canais oficiais de comunicação, mas não o seguem, deixando a comunicação do time descentralizada e confusa.
Portanto, comece escolhendo os canais oficiais de comunicação e, principalmente, os siga à risca.
Depois, estipule metas razoáveis para o time. Se a equipe consegue entregar 10X e a meta é 20X, parece que o trabalho deles nunca é o suficiente.
Devido às metas nunca serem batidas, pode ser que a equipe fique mais “lenta” e prefira não se esforçar tanto. Afinal, se a meta não será batida, por que eles deveriam dar o seu melhor?
Além disso, forneça treinamento para os profissionais do time. As hard e soft skills sempre podem ser melhoradas e, caso faça isso, terá um time de alta performance em mãos.
Por último, mas não menos importante, cuide da saúde física e mental dos seus profissionais.
As doenças mentais relacionadas ao trabalho crescem a cada dia. Se você não ajudá-los nesse processo, sua jornada será extremamente curta na empresa, jogando todo aquele treinamento no lixo.
Conclusão
Neste texto, nós vimos como montar uma equipe de sucesso em 6 passos. Mais do que isso, como você deve dar condição para que esses profissionais cheguem à excelência.
Todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe. Com um time forte, você tem tempo para focar na parte estratégica do negócio.
E sabe como formar uma equipe de sucesso?
Contratando colaboradores acima da média através de remuneração e benefícios acima da média.
Entretanto, você só conseguirá fazer isso caso tenha folga no caixa para investir em profissionais dessa qualidade.
Quer saber qual a estratégia que os maiores players do mercado digital usam para escalar seu lucro gastando quase nada?
Então, confira abaixo como você pode escalar seu lucro, aumentar seu caixa e montar uma equipe forte através do Funil de Conversão Monetizze
The post Como montar uma equipe de sucesso em 6 passos appeared first on Monetizze.
Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Como montar uma equipe de sucesso em 6 passos.
Nenhum comentário: