Ads Top

Astrônomos descobrem a menor estrela de todas já encontradas

 (Foto: Universidade de Cambridge)

 

Cientistas encontraram a EBLM J0555–57Ab, a menor estrela já descoberta. Ela é um pouquinho maior que Saturno e está a aproximadamente 600 anos-luz da Terra.

A “estrelinha” está situada em um sistema binário, no qual orbita uma muito maior. Para os especialistas, seu tamanho prova quão pequenos esses astros podem ser.

“Se essa estrela tivesse sido formada com uma massa ligeiramente mais baixa, a reação de fusão do hidrogênio em seu núcleo não poderia ser sustentada, e ela se transformaria em anã marrom”, afirmou Alexander Boetticher, astrônomo da Universidade de Cambridge, em artigo. Entretanto, a EBLM J0555–57Ab mantém a quantidade de massa necessária para a transformação de hidrogênio em hélio em seu núcleo.

O brilho emitido pela estrela também é bem fraco: 2 mil ou 3 mil vezes menor que o do nosso Sol. Por isso e pelo seu tamanho, para os cientistas foi um desafio encontrá-la: “É como tentar ver uma vela atrás de um farol”, comparou Amaury Triaud, outro membro da pesquisa, em entrevista à CBC News.

Estrelinhas como essa são ótimas candidatas para serem o centro de sistemas que abriguem planetas com vida, já que sua suavidade pode facilitar a existência de água líquida. Contudo, ainda há muito que não se sabe sobre esse tipo de astro, por mais que as estrelas com menos de 20% da massa do Sol sejam as mais comuns do Universo.

(Com informações de Science Alert.)

Leia também
+ Astrônomos da USP decifram como se forma o vento dos buracos negros
+ Reino Unido terá base de treinamento espacial para pessoas comuns

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.