Dell lança primeiro laptop 2-em-1 com carregamento wireless
Eu ainda estou esperando por um futuro em que seja possível carregar a bateria dos meus gadgets apenas colocando-os em cima de uma mesa. Parece que estamos caminhando nessa direção, ainda que lentamente.
A Dell lançou o Latitude 7285, primeiro laptop 2-em-1 com carregamento wireless. Isso funciona de forma semelhante a alguns smartphones: você o coloca em contato com uma base especial, e ela recarrega a bateria.
O receptor de energia está no teclado destacável, que usa a tecnologia WiTricity. Ela fornece 30 watts através de ressonância magnética e não exige um alinhamento preciso na base de carregamento, facilitando o uso. A base, é claro, precisa de um cabo para se conectar à tomada.
A WiTricity vem demonstrando sua tecnologia de carregamento wireless há cerca de uma década, mas ela ainda não foi amplamente adotada. A Intel até fez uma parceria com a empresa, prometendo laptops que dispensariam cabos para carregar a bateria, mas isso nunca se materializou — na verdade, ela se afastou da iniciativa, à medida que se concentra mais na nuvem e menos em PCs.
Enquanto isso, a Dell manteve o interesse. Ela lançou o primeiro laptop com carregamento wireless, o Latitude Z, em 2009. E, desde o ano passado, a fabricante vem demonstrando protótipos de laptops com WiTricity.
Agora, ela tem um produto pronto para consumidores, mas ele sai caro. O kit completo — incluindo o Latitude 7285, o teclado e a base de carregamento — custa a partir de US$ 1.720. (O tablet avulso começa em US$ 1.200.)
O modelo básico tem processador Intel Core i5-7Y54, 8 GB de RAM e SSD de 128 GB. (Você pode aumentar a RAM para até 16 GB, e o SSD para até 512 GB.) A tela de 12,3 polegadas tem resolução 2880 x 1920 e brilho de 400 nits.
Há uma câmera infravermelho para login sem senha através do Windows Hello. Temos também duas portas USB Type-C, que podem ser usadas para carregar a bateria de 34 Wh (compatível com Express Charge). O tablet pesa 680g; com o teclado, são 1,36 kg.
O Latitude 7285 já está disponível para compra nos EUA através do site da Dell; ainda não há informações sobre um lançamento no Brasil.
Com informações: Dell, The Next Web, The Verge.
Nenhum comentário: