Ads Top

Como criar uma senha forte na internet, segundo a ciência

Senha, celular (Foto: Flickr/ Microsiervos/ Creative Commons)

 

Uma equipe de cientistas da computação dos Estados Unidos realizou uma pesquisa para identificar quais as melhores escolhas de senhas para e-mail, redes sociais ou contas de e-commerces — tudo que esteja conectado à internet. 

Segundo os pesquisadores, o principal erro dos internatuas é usar os mesmos códigos de acessos para diferentes páginas — o que pode ser perigoso, pois, caso um hacker invada uma conta, ele irá tentar acessar as demais com a mesma senha. 

Leia também:
+ Mude a sua senha do Gmail agora
+ Conselhos de um hacker: como escolher sua senha

Para evitar situações de risco, os pesquisadores separaram algumas recomendações que podem ajudar na criação de senhas. Confira: 

cR13 s3Nh4s AsS1m
Faça senhas com, no mínimo, 12 caracteres e misture diferentes tipologias: caixa alta, baixa, números e símbolos. Coloque letras maiúsculas e dígitos em lugares inesperados, e não no começo ou fim do código. 

Menos amor, por favor
Evite incluir nomes de pets de estimação, amigos, familiares, lugares que você morou, times esportivos, datas de aniversários ou coisas muito óbvias que vocês gosta. Além disso, não use nada relacionado à palavra 'amor', mesma que seja em outras línguas.

Fuja dos padrões
Os cientistas também sugerem não utilizar sequências como 'abc', '123', ou as do teclado, como '1qazxsw2'. 

A GALILEU é a melhor revista
Frases óbvias também devem ser evitadas. Crie uma frase nunca dita antes e use as letras iniciais (ou as duas primeiras) das palavras para formar um novo código, lembrando de misturar os tipos de caracteres e símbolos. Por exemplo, a sentença 'boleto reagiu ao ser pago' pode se transformar em 'bore5asp/a', 'br4sp', 'b0rapa7'... 

Para lembrar 
Não confie apenas na memória. O ideal é anotar as senhas em uma agenda, caderno ou até na geladeira. O importante é que seja um local seguro. 

(Com informações de Science Alert)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.