Ads Top

Músico tocou saxofone durante remoção de tumor no cérebro

 (Foto: Reprodução Youtube)

 

Quando Dan Fabbio foi diagnosticado com um tumor no cérebro, em 2015, ele mal podia imaginar o que estaria por vir: a cirurgia de remoção do "corpo estranho" foi feita com ele acordado e, mais do que isso, enquanto ele tocava saxofone.

Segundo os médicos, manter a pessoa acordada enquanto o cérebro é operado não é incomum, já que o procedimento facilita a compreensão dos cirurgiões do que está acontecendo com a região operada.

No caso de Fabbio, o tumor estava exatamente na área responsável pela função musical e, por isso, o professor foi operado enquanto tocava o instrumento de sopro.

Web Pilcher, da Universidade de Rochester e responsável pela cirurgia, informou em um comunicado para a imprensa que cirurgias nessa região são muito perigosas e podem ter sérias consequências dependendo da área afetada.  

Leia mais:
Orgasmos feminismo não são tão misteriosos quanto parecem, diz pesquisa
Dançar pode prevenir envelhecimento do cérebro e Alzheimer, diz pesquisa

O cérebro de Fabbio foi mapeado por três profissionais, uma vez que cada pessoa possui uma configuração única dessa parte do sistema nervoso. Já sobre o saxofone, foi necessário encontrar uma música que não contasse com tanta capacidade pulmonar, já que a respiração fica comprometida durante procedimentos do tipo.

"Esse acabou sendo um dos dias mais incríveis da minha vida, porque senti como se todo o meu treinamento de repente estivesse mudando a vida de alguém e permitindo que este jovem conservasse suas habilidades musicais", lembra Elizabeth Marvin, uma das responsáveis pelo mapeamento do cérebro de Fabbio.

Enquanto os cirurgiões removiam seu tumor, Fabbio realizou as tarefas de zumbido e linguagem desenvolvidos para ele. Quando o procedimento acabou, com seu crânio ainda aberto, Fabbio tocou o saxofone para garantir que tudo tinha saído como o planejado. "Ele tocou com perfeição e, quando terminou, toda a sala de operação aplaudiu", conta Marvin.

Se quiser assistir ao vídeo da cirurgia, clique aqui

(Com informações de Science Alert.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.