Série infanto-juvenil terá primeiro protagonista gay do Disney Channel
A série infanto-juvenil do Disney Channel Andi Mack entrou para a história apresentando o primeiro protagonista gay da produtora. O programa conta a história da garota Andi (Peyton Elizabeth Lee) e de seus melhores amigos Buffy Driscoll (Sofia Wylie) e Cyrus Goodman (Joshua Rush).
No primeiro episódio da segunda temporada, Andi percebe estar gostando de Jonah Beck (Asher Angel), um garoto da escola. Algumas cenas depoi, seu colega Cyrus percebe que também está afim do garoto.
Leia mais:
+ Por que imagens de casais gays chocam tantos leitores da GALILEU
+ Disney vai lançar desenhos animados sobre as mulheres de 'Star Wars'
Com essa descoberta começa a jornada de Cyrus para o autoconhecimento e, finalmente, com amor e apoio inabaláveis de seus amigos, sua auto-aceitação como homossexual. Ao longo do caminho, o menino ainda vai ter de contar a sua namorada sobre sua orientação sexual.
Por mais que a Disney já tenha apresentado personagens da comunidade LGBTQ+ em seus programas, a presença dessas pessoas foi muito sútil e pode ter passado desapercebida. Desta fez a produtora decidiu dar atenção a um pedido da sociedade: representatividade.
"A televisão reflete o mundo da vida real e hoje inclui jovens da LGBTQ que merecem ver suas vidas retratadas em seus programas favoritos", disse Sarah Kate Ellis, da GLAAD, ONG norte-americana que apoia a comunidade LGBTQ, em um e-mail ao HuffPost. "A Disney tem sido líder na inclusão de LGBTQ e há muitos jovens que ficarão felizes em ver a história de Cyrus".
Já a Disney, em posicionamento oficial, afirma que Andi Mack é sobre jovens descobrirem quem realmente são: "O criador Terri Minsky, o elenco e toda a equipe são muito cuidadosos para garantir que seja apropriado para todos os públicos e que envie uma mensagem potente de inclusão e respeito pela humanidade".
O ator que interpreta Cyrus, Joshua Rush (15), afirmou estar muito orgulhoso do trabalho em um post no Instagram. Para ele, "iniciar conversas sobre confiança, amor, relacionamentos e dinâmicas familiares é mais fácil quando você tem um programa com o qual você pode se relacionar".
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
*Com supervisão de Thiago Tanji.
Nenhum comentário: