Enem 2017: aplicativo calcula nota horas depois do final da prova
O aplicativo Quero Minha Nota! pretende controlar a ansiedade dos alunos que fazem o Enem. Isso porque o dispositivo simula a nota horas depois do término do exame.
Desenvolvida pela Tuneduc, empresa de análise de dados para educação, a ferramenta está disponível gratuitamente para download nos sistemas iOS e Android.
O Enem é realizado em novembro, e a nota oficial é divulgada apenas em janeiro do ano seguinte. O método para cálcular o resultado da prova não é baseado na quantidade total de respostas certas, mas numa operação que leva em conta a dificuldade das questões.
"A porcentagem de acertos que eles tiveram não é relevante, pois a nota da escala do Enem é diferente da porcentagem", explica à GALILEU Ricardo Madeira, CEO da Tuneduc. O Quero Minha Nota! faz a simulação do resultado com base no histórico de notas passadas que são analisadas por um algoritmo.
Leia também:
+ Enem: 5 aplicativos que vão te ajudar a estudar para a prova
+ Jogo ajuda a estudar para o Enem com testes de treinamento e desafios
Como funciona?
O estudante já pode baixar o app, mas ele só terá utilidade nos dias do exame. Depois de realizar a avaliação, o aluno coloca, questão por questão, qual alternativa foi marcada.
Além disso, o usuário irá participar de uma pesquisa de avaliação das escolas brasileiras. De acordo com Madeira, a intenção é mapear a qualidade da educação no país.
Para que o Quero Minha Nota! possa estimar o resultado é necessário que tenham, no mínimo, 50 mil pessoas cadastradas. Contudo, a quantidade é facilmente atingida — em 2016, foram mais de 400 mil downloads.
Após às 18:00, horário do término da prova, o dipositivo simula a nota de acordo com a correção do Descomplica, portal que oferece cursos preparatórios para o Enem. Segundo o CEO, o Descomplica acerta 95% da análise.
O gabarito oficial do Enem é divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) dias depois da avaliação. "Quando sai o gabarito, nós ajustamos nosso algoritimo", fala o empresário.
Leia também:
+ 4 dicas para manter uma rotina de estudos saudável
+ 10 leituras obrigatórias de vestibular que parecem chatas, mas não são
Mãozinha para o Sisu
Como o exame será dividido em dois domingos o resultado total é calculado apenas depois do segundo dia de prova. "Precisamos das quatro notas para estimar a final", diz Bruno Mancini, responsável pela comunicação da Tuneduc.
As quatros notas correspodem aos quatro cadernos de temas avaliados: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matématica e Linguagens.
A redação é a única parte do Enem que fica de fora da simulação. Com a última nota, o estudante pode se planejar para o Sisu, que seleciona candidatos para universidades brasileiras de acordo com o resultado do Enem.
Em janeiro, quando a nota final do Enem é divulgada, os estudantes também podem fazer uma estimativa de aprovação pelo Sisumetro, ferramenta do Descomplica.
* Com supervisão de Thiago Tanjii
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: