Makers: cultura do "faça você mesmo" promete revolucionar o mundo
Equipados com motores, fios, engrenagens e uma variedade de engenhocas, inventores de todas as idades ocuparam a Casa Branca em 2014 para a realização de uma feira que reúne pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos tecnológicos. Entusiasta da utilização de impressoras 3D, cortadoras a laser e softwares de código livre para modelagem de peças, o então presidente norte-americano Barack Obama afirmou que apoiar o movimento maker era essencial para fomentar uma nova revolução industrial.
Assim como o ex-líder dos Estados Unidos, milhares de pessoas ao redor do mundo apostam em uma nova maneira de conceber suas ideias. Saem de cena as grandes linhas de produção industriais e são introduzidas máquinas baratas, capazes de fabricar diferentes itens e que são operadas de maneira simples.
"O movimento maker começou nos hacker spaces, que juntam a ideia do ‘faça você mesmo’ com o conceito do código aberto”, afirma Rafael Câmera, um dos sócios do PandoraLab, que fornece tutoriais em português e comercializa kits para a fabricação de produtos. Para colocar a mão na massa, são desenvolvidos projetos em cooperação, e as descobertas são registradas para que outras pessoas possam ter acesso e aprimorar os produtos.
“Há um pouco da cultura punk, de não ter muitas regras: a pessoa se habilita e se torna mais independente”, diz Mauricio Jabur, especialista em computação física. Com o furor do espírito punk, makers brasileiros apresentam projetos em diferentes áreas do conhecimento e mostram que vieram para revolucionar.
A inovação chegou à fábrica
Agilidade, cooperação, democratização — palavras incorporadas ao vocabulário dos makers e que ajudam a entender as possibilidades dessa nova maneira de desenvolver produtos: graças ao aumento da circulação de informações por conta da revolução digital e ao barateamento de maquinário (veja alguns desses equipamentos no quadro da página ao lado), tirar as ideias do papel nunca foi tão acessível. Se ao longo dos séculos 19 e 20 a fabricação de mercadorias dependia de uma rígida cadeia produtiva e de segredos industriais para proteger a propriedade intelectual, os makers propõem a criação de projetos em espaços abertos e com interação constante entre os inventores.
Com tantas possibilidades para a inovação, os conceitos do movimento maker ganharam os corredores de grupos econômicos tradicionais. “As empresas precisam desenvolver produtos com maior agilidade, mas essas mercadorias ficam cada vez menos tempo no mercado”, afirma Ricardo Cavallini, fundador da plataforma Makers, que realiza projetos para educação e inovação. “Há a necessidade de uma mudança de cultura, para que a empresa fique mais apta a fazer inovação de maneira aberta e compartilhada.”
Para demonstrar que o desenvolvimento de produtos pode ser feito com maior colaboração, a WeFab desenvolve projetos para introduzir a cultura maker nas empresas. “Realizamos workshops para trazer o espírito de colaboração e mostrar como diferentes áreas de grandes empresas podem participar desse processo”, diz Heloisa Neves, uma das sócias da iniciativa — Natura e L’Oréal são algumas das companhias que solicitaram consultorias.
Até grandes montadoras automotivas recorreram às tecnologias abertas para promover mudanças na linha de montagem: a francesa Renault utiliza impressoras 3D para desenvolver protótipos de peças, em um processo que diminui o tempo de fabricação e reduz os custos finais na área de pesquisa e desenvolvimento. “O universo maker é poderoso quando se apoia na indústria”, diz Neves.
Apelidada de “Cinturão Enferrujado”, a zona das antigas cidades fabris dos Estados Unidos ganhou um novo fôlego graças ao surgimento de negócios ligados à cultura maker: na cidade de Pittsburgh, localizada na região nordeste do país, espaços abertos para desenvolvimento de projetos tecnológicos e pesquisas de engenharia robótica realizadas nas universidades locais fizeram dinamizar o setor econômico e expandir as oportunidades de empregos.
Educação na prática
De acordo com dados da Fundação Lemann, mesmo estudantes de escolas de elite do Brasil apresentam um desempenho em Matemática inferior ao de alunos dos 35 países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para especialistas em educação, a dificuldade dos brasileiros em entender conceitos apresentados em sala de aula seria resolvida com o estudo prático.
“A formação de professores ainda vive em um sistema de reprodução que não tem permitido avanços em práticas inovadoras”, afirma Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócio-fundador da Joy Street, empresa que desenvolve games educacionais no formato de e-sports para ensinar conteúdos abordados na prova do Enem. “Ao colocar quatro crianças em uma bancada resolvendo problemas interessantes, você está construindo uma premissa de inovação”, diz Meira. “Uma série de estudos demonstra que professores em locais improváveis e com recursos apenas suficientes são capazes de formar equipes de robótica e dar vez à inventividade dos estudantes.”
Exemplos de interação entre a teoria e a prática já estão sendo desenvolvidos. Fundada em 2015, a Escola de Inventor iniciou suas atividades oferecendo cursos de robótica para crianças, que aprendiam o desenvolvimento de programação e a fabricação elétrica e mecânica dos robôs. Com o sucesso das oficinas, os sócios da instituição, localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, planejam criar uma escola regular para estudantes do Ensino Fundamental.
“Estamos montando uma equipe multidisciplinar, com engenheiros, arquitetos e psicológos, para desenvolver conteúdos que serão utilizados por pedagogos como métodos ativos de aprendizagem e ensino de ciência aplicada”, afirma João Guilherme Camargo, coordenador da escola.
A experiência com os cursos que já são ministrados anima os fundadores: ao ensinar a construir um sabre de luz, por exemplo, os professores transmitem conceitos dos circuitos elétricos em paralelo. “As crianças têm uma relação mais profunda com a aprendizagem ao construir conhecimento por meio de um objeto”, diz Camargo. “Há o fortalecimento do trabalho de equipe e a tolerância ao fracasso: mesmo que um projeto dê errado, isso pode ser o estopim para que se possa melhorar em uma nova etapa.”
Nenhum comentário: