Descubra se você tem daltonismo com ajuda desta ilusão de óptica
Esta ilusão de óptica, descoberta recentemente pelo psicólogo Kohske Takahashi, da Universidade de Chukyo, no Japão, é chamada de "ilusão de daltonismo de curvatura", e é mais um exemplo de como nem sempre podemos confiar nos nossos olhos. Esse tipo de daltonismo se aplica a pessoas que não conseguem enxergar alguns tipos de curvas.
De acordo com o especialista, uma explicação para o fenômeno é que o sistema visual sabe diferenciar curvas e cantos no mundo real, o que pode gerar algum tipo de conflito no sistema visual do cérebro. "Nós propomos que os mecanismos para a percepção de uma curva suave e os da percepção de um canto obtuso estão competindo uns com os outros de forma desequilibrada", explica Takahashi em seu artigo, "e a percepção de canto pode ser dominante no sistema visual".
Leia mais:
+ Quantas dessas mutações genéticas você tem?
+ Apenas 1 a cada 15 pessoas consegue ver uma figura escondida na capa desse quadrinho
Sobre os cantos serem predominantes em nosso cérebro, a explicação tem a ver em como os humanos tiveram que compreender as geometrias inventadas do mundo físico moderno. Segundo o que explicou para o The Telegraph, Takahashi crê que evoluímos para entender mais a estrutura dos cantos.
"Estamos cercados por produtos artificiais, que têm muito mais cantos do que o ambiente natural e, portanto, nosso visual. Esse fenômeno visual não causa problemas em nossa vida cotidiana, caso contrário alguém já teria encontrado essa ilusão", argumenta o psicólogo.
O teste
Dê uma boa olhada na imagem acima. Que tipo de linhas você vê? Elas são retas, ziguezagues agudas ou ondas suaves e curvas? Você vê apenas um tipo, ou ambos? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente verá linhas onduladas e em ziguezague alternadamente ao olhar para os traços sobre o fundo cinza.
Agora observe as linhas na áreas superior esquerda e inferior direita da imagem, onde o cenário é branco ou preto. Aconteceu algo diferente? Se os traços nessas áreas pretas/brancas parecerem ondulados, mas você também estiver vendo ziguezague na seção cinza... Parabéns: você acabou de ser diagnosticado com daltonismo de curvatura! Mas não se preocupe, essa não é uma condição médica ou algo preocupante.
Takahashi realizou uma série de testes com participantes e imagens ligeiramente alteradas para ver quais as condições ideais para desencadear a ilusão. Na ilusão disponível aqui, o contraste de brilho está entre as diferentes partes que compõem os traçados e a sombra de fundo é invertida nos pontos de inflexão.
Se olhar de perto, você notará que os ziguezagues são de um cinza claro e escuro que vão do pico ao vale de cada curva, fato que acentua a ilusão de que essas linhas são retas. Em contraste, as que parecem "onduladas" (lembre-se que todas são onduladas), o alternado entre cinza claro e escuro envolvem os picos e os vales, ajudando a acentuar o formato curvelíneo do traçado.
(Com informações de Science Alert.)
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: