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Planeje sua Logística para a Black Week e Evite Abandono de Carrinho

A logística é um dos pontos mais importantes quando falamos da venda de produtos físicos pela internet, e não é diferente no mercado de produtores e afiliados.

Pode parecer um ponto de preocupação apenas para os produtores, mas se o afiliado não tem conhecimento sobre a logística do produto que está vendendo, pode acabar passando informações erradas para o cliente.

Por isso, se você é produtor ou afiliado, saiba que este conteúdo é essencial para garantir que sua Black Week seja um sucesso.

Pensando em evitar possíveis problemas logísticos neste período, separamos alguns pontos que você deve considerar sobre este assunto.

Vamos conferir?

Como preparar a logística para a Black Week

logística para a Black Week

Planeje suas vendas

Para que a sua Black Week seja um sucesso em vendas, é preciso planejar.

Tenha dados e fatos sobre seu público alvo, que você pode conseguir através de pesquisas e canais de comunicação.

Você precisa saber quais os produtos mais procurados nos últimos meses, quais possuem maior potencial para vender muito na Black Week e a precificação que deverá ser feita em cima dos produtos escolhidos.

Você consegue ter acesso a essas informações, tirando a precificação, através de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google Trends.

Com o Analytics, você consegue ter acesso a várias informações sobre seus clientes como, por exemplo, como chegaram até a página de vendas (se foi através de links em outros sites, buscador, etc), localização geográfica do visitante, dentre outras opções que te ajudarão a entender a persona.

Por lá você também tem acesso aos itens mais buscados dentro de sua página, o que te ajudará a definir suas ofertas para a Black Week.

Já o Trends, serve para você analisar os assuntos em alta no momento. Você pode utilizar essa informação para a construção de conteúdo, usando palavras-chave do momento, e assim atrair um número maior de pessoas que se encaixam no perfil do seu produto.

Essas duas ferramentas irão te proporcionar tudo que é preciso para garantir que você conheça muito bem o seu cliente e o que eles desejam adquirir na Black Week. Assim, você garante que estes produtos não faltam em seu estoque.

Controle o estoque

Digamos que suas vendas decolaram e você não possuía um controle de estoque, e nisso acabou ficando sem produtos para os clientes. Seria um desastre, não é?

Por isso, ter um controle do estoque é tão importante para o sucesso na Black Week. Além de você saber o momento de repor, também é a garantia que você não estará recebendo pedidos sem ter o produto.

Tendo feito isso, você saberá o exato momento de repor para que não falte na semana mais importante do ano.

Frete e prazos

Quando falamos de logística, o frete é um dos pontos mais importantes para os consumidores.

Não dar atenção ao cálculo do frete e ao possível prazo de entrega é um erro que não pode ser cometido na Black Friday. Isso é necessário porque atrasos ou mal-entendidos podem afetar negativamente a imagem que o consumidor tem do seu negócio.

Por exemplo. Digamos que você encontre um produto na promoção, com um preço muito bom e decide comprar. Mas, ao tentar finalizar a compra percebe que o valor do frete acaba desvalidando o desconto oferecido. As chances de você concluir essa compra serão muito baixas, não é? 

Bom, o seu cliente também verá dessa forma e acabará não adquirindo o produto.

E não podemos esquecer do prazo de entrega.

Se o prazo que você der para a entrega for menor que realmente é possível realizar, haverão muitas avaliações negativas por conta de atrasos, além de resultar em cancelamentos e a solicitação de chargeback, que é o que chamamos de desacordo comercial. Isso ocorre quando a mercadoria não foi recebida pelo cliente, foi entregue com defeito, não confere com a descrição ou para casos de serviço não prestado conforme acordado no momento da compra.

Por isso, informe o prazo que você é capaz de cumprir.

Dica: Quer garantir que o cliente receba o produto no prazo? Que tal oferecer um prazo maior por garantia? Assim, ele receberá o produto dentro do prazo e ainda antes do esperado. 

Por exemplo, digamos que o seu prazo é de 5 dias úteis para a entrega. Se você oferece 7 dias úteis, as chances dele receber antes do fim do prazo são grandes e isso acaba sendo um ponto positivo.

É importante lembrar que a sua demanda estará mais alta do que o normal. Então, ao pensar em todas essas etapas importantes para a logística, considere números maiores e esteja preparado para possíveis imprevistos. Por exemplo, o que citamos acima sobre a falta de produtos no estoque.

Todos estes pontos citados acima são cuidados para garantir que o consumidor receba o melhor atendimento possível. Assim, você garante boas avaliações e, ainda, poderá fidelizar novos clientes.

Em um dos episódios especiais do Monetizze Responde, o Rafael e o Renato falam bem sobre esse assunto. Afinal, a satisfação do cliente é o ponto mais importante de tudo isso.

Para que esse seja o resultado da sua Black Week, confira quais foram os pontos citados por eles no vídeo.

Ofereça mais por menos e movimente seu estoque

Sabe aquele produto que está parado no seu estoque a algum tempo? Que tal aproveitar a Black Week para mudar esse cenário?

É muito comum vermos ofertas de pague 2 e leve 1 em períodos sazonais, afinal é a chance do cliente garantir mais por menos.

Além disso você também pode aplicar descontos maiores para poder esvaziar o seu estoque, mas para isso você precisa ficar atento a precificação dos produtos, e garantir que essas vendas não tragam prejuízo para o seu negócio. Baixar os preços sem ter um controle e planejamento é o mesmo que não se importar com os seus lucros.

Garanta a movimentação do seu estoque, mas esteja alinhado com os custos de envio e de produção de cada um deles antes de definir o preço de venda. 

Conseguindo dar vazão em produtos que estão ha muito tempo parado com ofertas especiais para a Black Week Monetizze, você vai conseguir ter espaço no estoque em produtos que possuem uma rotatividade maior.

Conclusão

Trabalhar com vendas é sempre garantir o melhor para o seu cliente, e a entrega não fica fora do processo.

Quem não fica animado para a chegada de uma encomenda, não é mesmo? Por isso, garanta que essa espera não se torne uma frustração e planeje a sua logística.

Boas vendas!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Planeje sua Logística para a Black Week e Evite Abandono de Carrinho.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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