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Quais são as Tendências de Marketing Digital para 2021?

Conhecer as tendências de marketing digital é algo muito importante se você quer que seu conteúdo continue sendo relevante e chegando até o seu público. Esse conhecimento irá ser útil sempre que você for fazer um planejamento.

Para contribuir com esse planejamento, pensamos em pesquisas e oferecer para você quais são as apostas para as tendências de marketing digital para 2021.

Com isso, acabamos selecionando algumas mais relevantes para o mercado de afiliados e iremos compartilhar neste post.

Quer conferir? Então vamos lá!

Tendências de Marketing Digital para 2021

Que a tecnologia avança cada vez mais todos os anos você já sabe. Agora,  quais serão os avanços que irão contribuir no seu processo de vendas? É o que veremos, a seguir.

Mídias sociais indo além do marketing

Já estamos vendo algumas dessas mudanças no Instagram, por exemplo, que passou a disponibilizar o menu Loja em sua interface. O Facebook também já oferece a opção de realizar vendas através dele.

Antes, redes como essas eram utilizadas apenas para fazer marketing, ou seja, divulgar e promover seus produtos. Em breve poderemos fazer muito mais que isso.

Essa tendência tem grandes chances de se expandir para outras redes, transformando-as em plataformas de venda. Claro que ainda não apresentam todas as ferramentas que grandes plataformas como a Monetizze oferecem para seus produtores e afiliados, e ainda precisarão trabalhar nesses recursos para 2021. 

Maior valorização do SEO no marketing digital

Que o SEO é uma das estratégias mais importantes do marketing digital você já sabe, e a aposta para 2021 é que ele seja ainda mais valorizado.

Mesmo tendo seu destaque no mercado, o SEO ainda é desconhecido por muitas pessoas que estão ingressando neste meio e até mesmo para alguns que já estão nele há algum tempo.

A sigla SEO vem de “Search Engine Optimization”, que é conhecido no português como Otimização para Mecanismos de Busca.

Ele tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de busca como o Google, utilizando diversas estratégias para isso. Mas, para que seus esforços gerem resultados positivos, é preciso conhecer essas estratégias e entender como utilizá-las.

Por funcionar através do tráfego orgânico, ela se mostra uma ótima opção para evitar gastos excessivos com anúncios. E não para por aí, além de ser gratuito também possui boa qualificação no mercado.

O Google está sempre mantendo sua plataforma atualizada para melhor atender a nós, seus usuários. Para acompanhar esse ritmo, as técnicas de SEO também estão em constante aprimoramento para garantir sempre os melhores resultados.

Com as atualizações que o Google trará em 2021, a tendência é que estar no topo nas pesquisas talvez não seja o suficiente. Podem surgir novos requisitos que farão com que outros dados sejam considerados, assim como novas funcionalidade de busca.

As buscas por voz, por exemplo, estão ganhando cada vez mais espaço, podendo ter um crescimento considerável nos próximos meses. Além dela, temos as opções de buscas contextuais, por localização, por vídeo, por imagem, dentre outras.

Por isso, é importante estar sempre atento às atualizações para que seu site não saia prejudicado.

Mais pessoas realizando compras online

2020 foi um ano em que muitas pessoas tiveram que perder o medo e partir para as compras online. 

Para quem vive de marketing digital e está sempre online, pode ser difícil acreditar que existem pessoas que ainda possuem receio de adquirir produtos através da internet. Mas acredite, existem.

Com a pandemia que enfrentamos em 2020, e vivenciaremos por pouco tempo (torcemos) em 2021, pôde se perceber que muitas pessoas passaram a realizar suas compras através do e-commerce.

Uma pesquisa feita pela Ebit mostra que o faturamento cresceu 47%, maior alta em 20 anos, impulsionado pelo salto de 39% no número de pedidos, para 90,8 milhões, na comparação com o primeiro semestre de 2019. Já as vendas subiram 47%, para R$ 38,8 bilhões neste período analisado. 

O pico das compras online ocorreu no auge das restrições de circulação nas cidades brasileiras para a contenção da COVID-19, entre os dias 5 de abril e 28 de junho, com 70% de aumento no faturamento e no número de pedidos, na comparação com os mesmos dias de 2019. 

Aceleração nas vendas, verificada justamente a partir do segundo trimestre do ano, demonstra uma relação direta com a pandemia. Isso inclusive levou os mais resistentes a experimentar os estabelecimentos em função das lojas físicas estarem fechadas. 

Se o motivo foi esse, por que essa é uma tendência para 2021?

Acontece que com essa nova experiência, o e-commerce ganhou a confiança de boa parte dos brasileiros. E o mercado de afiliados não fica atrás.

Assim como muitas pessoas migraram para o nosso mercado em busca de gerar renda, muitos também compraram através de Plataformas como a Monetizze.

Se as pessoas tinham algum receio em realizar compras online, a quarentena fez com que muitas passassem a aderir a esse método para facilitar sua vida.

Ser mais interativo

A velocidade com que seu site responde aos comandos faz toda a diferença para o público. Isso porque ninguém quer esperar muito para uma página carregar, somente se for algo de extrema necessidade. 

Para evitar a frustração do cliente, garantir que seu site seja responsivo é essencial. Mas isso é o mínimo que ele deve oferecer atualmente. O que você precisa mesmo é inovar nos conteúdos que irá oferecer.

O Marketing Interativo é uma das apostas para 2021, e já mostrou que tem potencial. O engajamento através de conteúdos interativos acaba sendo melhor que o de outras formas de se comunicar.

Por isso, atribua elementos interativos e criativos em seu site ou rede social que utiliza para interagir.

Se você acompanha as nossas redes já deve ter visto conteúdos com essa pegada nos stories, por exemplo, onde disponibilizamos materiais que podemos compartilhar e criar uma conexão entre cliente e empresa. A ideia é que eles se tornem cada vez mais frequentes e diversificados.

Vídeos curtos (Reels e Tik Tok)

Vídeos feitos através do Reels (Instagram) e da rede Tik Tok estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia. Seja para diversão, aprendizado ou até mesmo um momento de distração, esses vídeos se tornaram virais.

A aposta é que eles cresçam ainda mais em 2021, possibilitando até mesmo que surjam novas plataformas com esse intuito e ganhem ainda mais espaço.

Dá para perceber sua importância quando até mesmo o Instagram mudou sua interface para que o Reels ficasse em destaque. 

Se você pensa que essas ferramentas não podem ser utilizadas no marketing digital, está enganado. Se você se dá bem gravando vídeos, talvez essa seja sua chance de criar bons conteúdos para o seu público.

Conclusão

Pode ter certeza de que, se fossemos listar todas as tendências para 2021, não faríamos um post, mas sim um e-book.

Porém, esse já é um ponto de partida que te ajudará a definir seus objetivos para o ano que está por vir e o que será necessário fazer para garantir que todos sejam alcançados.

Tem alguma tendência que não está no post e que você acredita que possa acontecer? Conte pra gente nos comentários!

Até a próxima e boas festas!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Quais são as Tendências de Marketing Digital para 2021?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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