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Passo a passo: como planejar suas postagens nas redes sociais

A sua empresa já está inserida nas redes sociais? 

Caso tenha respondido não, você precisa conferir esse conteúdo! E se respondeu sim, este artigo vai te mostrar todo o passo a passo necessário  para ter um planejamento de postagens ainda mais consistente!

As redes sociais têm ganhado uma grande visibilidade e aumento em sua utilização. Um pouco disso se deve ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.

Em 2020, redes como Instagram e Facebook melhoraram seus mecanismos de vendas de produtos dentro dessas plataformas. E a tendência é que no próximo ano essas empresas continuem investindo nesse segmento, melhorando a experiência de compra dos usuários.

Pelo grande potencial que as redes possuem, elas podem alavancar e muito o seu negócio. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para que empresas e pessoas mostrem e vendam seus trabalhos.

Mas, não adianta estar presente na rede, se você não possui conteúdos de qualidade, relevância e uma boa frequência.

Por isso, nesse post, você vai encontrar dicas sobre como planejar os seus conteúdos para as suas redes sociais.

Boa leitura! 

Porque montar um planejamento?

O planejamento é fundamental para qualquer ação ou projeto que você queira executar, seja na vida pessoal e, principalmente, na profissional.

Nas redes sociais não é diferente. O planejamento vai te dar uma visão do todo, mantendo-o organizado e sempre com os conteúdos em dia!

Com ele, você vai conquistar sua presença digital, melhorar a relação com seus clientes, se diferenciar da concorrência e muito mais!

Por isso, criar o seu planejamento para as redes, além de facilitar a sua rotina, fará também que você tenha um acompanhamento mais próximo e organizado sobre os seus conteúdos e, consequentemente, aumentando as chances de fidelizar a audiência.

Como posso usar as redes sociais para o meu negócio?

Por ser um ambiente amplo, você encontra diferentes pessoas, com gostos e comportamentos diversos. E é por isso, que as redes sociais podem ser usadas de diversas maneiras.

Nelas, os usuários têm a liberdade de publicar e consumir o que desejam, desde que não infrinjam as regras da rede. 

Por exemplo, você pode usá-las para vender seus produtos, divulgar sua marca, compartilhar algum conhecimento, se relacionar com o cliente e muito mais!

Tudo vai depender do objetivo e do seu público alvo.

Passo a passo para criar seu planejamento

Agora que você já sabe a importância de ter um planejamento para as suas redes sociais, veja como criá-lo.

1. Estabeleça o objetivo

Como dito anteriormente, o objetivo é o que ditará as ações que você fará em suas redes. Ou seja, o seu planejamento será moldado a partir do objetivo traçado.

Para defini-lo, você precisa entender o momento atual que a sua empresa está passando e o que será necessário para levá-la ao sucesso. Por isso, é importante ter total conhecimento da sua empresa/negócio.

Esse é o primeiro passo e precisa ser muito bem pensado, para que no final consiga alcançar os resultados esperados.

Caso esteja com dificuldades em definir o objetivo, volte ao tópico anterior e veja alguns exemplos que citamos de objetivos. 

Tendo o objetivo definido, siga para o próximo passo.

2. Determine os KPI’s

Os KPI’s ou Key Performance Indicators, traduzido para o português, são os Indicadores Chave de Performance. Ou seja, são os KPI’s que vão medir em números quantitativos se você está de fato alcançando o seu objetivo.

Por isso, após definir o objetivo, defina também quais os KPI’s você irá acompanhar frequentemente para medir os seus resultados.

Por exemplo, se o seu objetivo é vender produtos, os seus KPI’s podem ser:

  • Cliques no link de divulgação;
  • Salvamentos;
  • Leads gerados;

Com KPI’s, você acompanha e faz o gerenciamento do desempenho e resultados das suas ações.

3. Defina o público alvo

Não adianta criar um planejamento com ótimos conteúdos, se o público não tiver interesse. Por isso, o próximo passo é identificar o seu público alvo.

Diferente da persona, o público alvo trará informações gerais sobre quem é o seu cliente ideal. E por se tratar de redes sociais, ter informações gerais é uma possibilidade de alcançar mais pessoas.

Para defini-lo, você pode buscar as informações em sua própria base de leads e identificar aquelas que possuem mais características da sua empresa. 

Feito isso, vamos ao próximo passo.

4. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado vai te ajudar a conhecer e entender o que o mercado tem oferecido, sendo essa uma boa oportunidade de enxergar novas oportunidades.

Com ela, você terá informações valiosas e bem objetivas sobre a sua persona, para usa-las ao seu favor. 

Para elaborar uma pesquisa eficiente, siga os 5 passos abaixo:

  1. Descreva qual o objetivo da sua pesquisa;
  2. Defina o método que será aplicado, podendo ser: pesquisa qualitativa que é caracterizada por questionários com respostas abertas, como textos. Pesquisa quantitativa que é caracterizada por respostas fechadas, como: “sim” ou “não”.
  3. Defina por onde ela será enviada, podendo ser por e-mail ou mesmo nas redes que já está trabalhando;
  4. Com base nos tópicos 1 e 2, descreva as questões que irão compor a sua pesquisa;
  5. Após disparar a pesquisa, colete os resultados e os apure.

Com a pesquisa de mercado, você conseguirá ter mais eficiência e melhorar os seus resultados na hora de entregar os conteúdos para quem realmente tem interesse no seu negócio.

5. Escolha quais serão as redes

São muitas as opções de redes sociais, como:

Mas, a sua empresa não precisa estar inserida em todas elas e na hora de escolher, considere os seguintes pontos:

  • O seu público alvo está nessa rede?
  • A proposta da rede está ligada ao seu objetivo?
  • Como essa rede vai te ajudar a alcançar o seu objetivo?

Veja a proposta de algumas redes:

objetivo das redes sociais

Tendo essas respostas, você vai saber escolher quais redes fazem mais sentido para a sua empresa.

Lembre-se: você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas naquelas que você definir que serão utilizadas, você precisará se dedicar a elas.

Uma dica é que você priorize entre os canais escolhidos, aquele que mais será trabalhado.

6. Defina a frequência

Cada rede possui sua singularidade, assim como a sua frequência ideal de postagens. 

Você pode começar com determinada frequência e depois que tiver mais informações, ir ajustando de acordo com a presença do seu público nas redes.

Algumas redes como Instagram possuem seu próprio Analytics, que oferece diversas informações e estatísticas, incluindo os melhores dias e horários de postagens.

Mas vale relembrar: cada rede possui a sua frequência ideal de postagem, por isso não replique a mesma frequência em todas as redes escolhidas.

7. Pense nos conteúdos que serão abordados

Levante os principais temas que são de interesse do seu público para criar os seus conteúdos. Mas para isso, entenda o que o seu público tem buscado. 

Uma dica é começar revisitando os conteúdos que já foram publicados e que tiveram bons resultados e republicá-los com uma pegada diferente.

A partir disso, pense em novas possibilidades de conteúdos que engajem ainda mais o seu público.

E para facilitar, você pode pensar esses conteúdos em forma de editorias, por exemplo: 

  • Semana 1: “Empreendedorismo”;
  • Semana 2: “Marketing Digital”

8. Crie o seu cronograma de postagens

Após ter bem definido a sua frequência e os conteúdos que serão abordados, chegou o momento de organizá-los. E isso se dará através do cronograma.

O cronograma de postagens é a forma que você tem para manter a sua organização e ter uma visão do todo. Ele pode ser feito em uma simples planilha do Excel ou em aplicativos próprios para isso.

O que você não pode esquecer, é de listar todas as redes que vai trabalhar e sempre manter o cronograma atualizado. 

Neste artigo do blog você vai encontrar alguns Softwares de Gestão de Projetos que podem te ajudar com isso! Clique aqui para conferir

9. Analise os resultados

Por fim, chegou o momento de ver se a sua estratégia está dando certo. Isso, só será possível através da análise em que você irá revisitar os seus conteúdos para ver o que foi bem-sucedido e o que precisa de mudanças.

O seu planejamento não precisa ser algo fixo, ele pode sofrer alterações sempre que houver necessidade. Ao longo do processo você pode ir testando e fazendo as mudanças necessárias.

Analise a fundo os seus resultados, considerando os KPI’s, mas também as métricas oferecidas por cada rede.

Conclusão

Agora que você já sabe o passo a passo para planejar os seus conteúdos e a importância que isso tem para a sua empresa ou negócio, é hora de colocar a mão na massa!

Dedique tempo e atenção em cada uma das etapas para que tudo funcione de forma correta a fim de impulsionar os seus resultados.

Tem alguma dica para compartilhar também?

Então, deixe nos comentários, pois com certeza irá ajudar muitas pessoas, principalmente as que estão começando.

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Passo a passo: como planejar suas postagens nas redes sociais.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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