Qual dos 12 arquétipos de marca representa melhor o seu negócio?
Em tempos onde encontramos personagens virtuais que representam grandes empresas, como a Lu da Magazine Luíza, percebemos a relevância que ter uma personalidade definida para sua marca possui.
Ao definir a personalidade, seus valores, visão de mundo e crenças, você consegue tornar sua marca mais humanizada e, assim, mais próxima do público-alvo.
Mas calma, você não precisa criar um personagem virtual para ser bem-sucedido nessas questões. O que você precisa no momento é definir o arquétipo de marca de sua empresa.
Está se perguntando o que é isso? Pois se trata do assunto deste post. Vamos conferir?
O que é um arquétipo?
Arquétipo é um conceito que representa o primeiro modelo de algo, protótipo, ou antigas impressões. É explorado em diversos campos de estudo, como a filosofia e psicologia. A partir desse modelo é possível ter maior compreensão sobre determinado assunto.
No marketing, se trata de um conjunto de padrões que irão originar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização. Eles são divididos em 12 tipos, e por eles é possível categorizar grandes marcas e saber mais sobre seu posicionamento – tanto internamente quanto externamente.
Agora, que tal conhecermos os 12 arquétipos de marca?
Os 12 arquétipos de marca
Você é um herói ou um amante? Talvez um rebelde (com uma causa). Ou de repente o que você realmente quer é governar o mundo. Você vê, independentemente de sua marca ser pessoal ou corporativa, ela tem personalidade e uma categoria (ou duas) nas quais se enquadra. Cada um deles tem motivações, valores, impulsos e atributos específicos que os distinguem dos outros.
De acordo com o psicólogo suíço Carl Jung, existem 12 padrões (arquétipos) ou categorias recorrentes que são alcançados em histórias universais. Esses temas, símbolos e imagens fazem parte da psique humana e podem ser evidenciados nas marcas também.
Eles são divididos em: O Inocente; O Sábio; O Herói; O Fora da Lei; O Explorador; O Mago; A Pessoa Comum; O Amante; O Bobo; O Cuidador; O Criador; O Governante.
O inocente
O inocente é aquele que deseja ser bom, otimista e causar um impacto positivo. Consegue simplificar situações e vê nisso uma forma de encontrar grandes soluções. Algumas de suas características mais marcantes são: autenticidade, espontaneidade e transparência na tomada de decisões.
- Exemplo: Coca-Cola
A Cola-Cola é uma das marcas que representam a personalidade de “inocente”. Uma de suas últimas propagandas foi focada no momento em que estamos vivendo, e passam exatamente a mensagem que esse arquétipo deseja: causar um impacto positivo.
O Sábio
O sábio é aquele que procura ajudar o mundo a ter sabedoria e insights. Possuem conhecimentos valiosos e são uma fonte confiável.
Eles usam a inteligência para analisar e compreender melhor o mundo e acreditam que a verdade pode libertar. Eles são vistos como um mentor, guru ou conselheiro, levam as pessoas a pensar.
- Exemplo: Oprah
Oprah Winfrey é uma apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana.
Ela representa muito bem o arquétipo do sábio. Abaixo você pode conferir um de seus discursos mais conhecidos.
O Herói
O Herói quer melhorar o mundo, além de ser bastante corajoso. Procura causar impacto positivo e resolver um problema ou inspirar outros a fazê-lo. Algumas de suas características são: disciplinado, focado e super produtivo. O herói é capaz de inovar e causar impacto no mundo.
- Exemplo: Nike
A Nike passa essa mensagem de querer melhorar o mundo, mostrar bravura e coragem. Em uma de suas propagandas eles falam exatamente sobre isso, de ter coragem para continuar correndo atrás do seu sonho.
O Fora da Lei
Famoso quebrador de regras. O fora da lei busca quebrar, impactar e se aproximar de pessoas que se sentem alienadas pela sociedade. Está constantemente lutando com autoridade e tende a ser agente de mudança, que ajudam os outros a sair do convencional.
- Exemplo: Netflix
Aqui temos um exemplo clássico, que é a Netflix. Ela representa bem até demais o arquétipo do fora da lei, pois está sempre buscando ter proximidade do público, além de ser um exemplo de “sair de dentro da caixa”. Se você acompanha o perfil dela – sim, ela já se declarou mulher – sabe do que estamos falando.
E claro, ela também tem a fama de nos fazer querer assistir mais de um episódio…
O Explorador
O explorador é aquele que quer ser livre para explorar o mundo e descobrir novas experiências. Busca alcançar a si mesmo por meio de desafios, leva uma vida mais autêntica e gratificante. Algumas de suas características são: ser emocionante, autêntico e estar dispostos a ir além da caixa para obter um território inexplorado.
- Exemplo: Jeep
Quem melhor para representar o explorador do que o Jeep? Seu objetivo é fazer com que as pessoas se permitam ser livres, aproveitar os momentos da vida e se desafiar ao máximo. E claro, comprar o carro. Da uma olhada nessa propaganda linda de dia dos pais que eles prepararam, focando nessa essência de aventuras.
O Mago
O mago está focado em fazer as coisas acontecerem e os sonhos se tornarem realidade. Ele se concentra em criar algo especial e ajudar as pessoas a transformar seu mundo por meio da inspiração. Suas características são: carisma, criatividade e espiritualismo. Tende a ser um visionário, bastante amigáveis e ótimo em encontrar soluções simples.
- Exemplo: Disney
Quando falamos de grandes marcas e realização de sonhos, juntos, é como se já estivéssemos falando da Disney. A companhia sempre enfatizou que seu objetivo é realizar sonhos, o que se encaixa muito bem no arquétipo do mago. Nessa propaganda dos parques da Disney, vemos que de magia eles entendem.
A Pessoa Comum
A pessoa comum, também conhecida como “a pessoa da porta ao lado”, tem como objetivo principal se conectar com outras pessoas e pertencer. Ele parece alguém que você conhece e são capazes de fazer você se sentir como se pertencesse a eles. Tende a ser honesto e trabalhador.
- Exemplo: Havaiana
Você já deve ter assistido muitas propagandas da Havaiana, não é? O que todas elas têm em comum? Elas representam pessoas comuns, mesmo quando se trata de grandes nomes de atores e atrizes brasileiros. Como essa aqui:
O Amante
O amante procura intimidade e amor. É apaixonado, apreciativo e idealista. Ele tende a ajudar os outros a pertencerem, a se sentirem apreciados e a construir relacionamentos. Ele cria experiências capazes de construir relacionamentos e criar memórias. Para uma marca, isso diz muito sobre a paixão pelo que faz e o quanto pode se entregar ao cliente.
- Exemplo: Victoria’s Secret
A Victoria’s Secret consegue transformar simples peças de roupas em algo glamoroso e desejável. Para o Super Bowl 2020 – jogo final do campeonato da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos – eles prepararam algo diferente:
O Bobo
O bobo tem como objetivo levar felicidade para aqueles ao seu redor. Ele procura viver o momento e ser divertido. Gosta de ajudar as pessoas a se divertirem em tudo o que fazem, permitindo que sejam espontâneas e impulsivas. É inovador e traz felicidade mesmo nos momentos mais difíceis.
- Exemplo: Guaraná Antárctica
A Antárctica sempre se mostrou bem humorada em suas propagandas, e recentemente conseguiram elevar esse nível com uma música natalina super divertida e autêntica. Se você ainda não viu, da uma olhada:
O Cuidador
O cuidador tem a missão principal de proteger e cuidar dos outros. É feliz quando podem servir aos outros e doar, tende a ser compassivo, gentil e generoso, além de muito maternal. Ele ajuda as pessoas a se manterem conectadas e a cuidar de si mesmas.
- Exemplo: Johnson Johnson
A Johnson sempre mostrou muito cuidado e carinho em suas campanhas, principalmente quando falamos da linha infantil. Ela passa a sensação de gestos gentis e, claro, um instinto maternal.
O Criador
O criador é aquele que quer criar algo com significado e valor. Seu sonho é alcançar sua visão e causar impacto. É criativo e possui uma ótima imaginação, além de promover o mesmo para seu ambiente. Ele consegue construir, apresentar e agir. É super eficaz e persuasivo.
- Exemplo: Pixar
A Pixar sempre foi uma empresa inovadora, com vários projetos inéditos e que até hoje chamam muita atenção pelas mensagens que passam. Eles fazem aquilo que o arquétipo do criador sugere, causam impacto e despertam sua atenção para pontos importantes.
Quem não conhece essa intro super famosa, né?
O Governante
Para finalizar temos o governante, que quer estar no controle e ter poder total. Pretende viver uma vida próspera, com responsabilidade e ser vistos como modelos. Além disso, preza pela ordem e gostam de seguir padrões enquanto ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo. É aquele que traz estabilidade para o mundo.
- Exemplo: Rolex
A Rolex é uma das marcas que causam a sensação de poder, status e tudo mais que representa o arquétipo do governante. Sua marca é muito bem representada por essas características e podemos ver facilmente através de um de seus vídeos promocionais.
Conclusão
Você pode definir a personalidade da sua marca e ter mais de um arquétipo inserida nela, mas claro que uma delas será a sua principal. Dentre eles, quais você se vê aplicando no seu negócio? E por quê?
Conta pra gente nos comentários!
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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Qual dos 12 arquétipos de marca representa melhor o seu negócio?.
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