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4 dicas para você começar a elaborar títulos infalíveis

Você já abriu algum e-mail ou até mesmo um post no blog pelo título? Certamente que sim, afinal este é o objetivo que ele busca alcançar.

Mas, para que isso aconteça, é preciso saber elaborar um título que prenda a atenção do seu público e desperte nele o interesse em saber mais sobre aquele assunto. 

Lógico que ele sozinho não garantirá nada, mas é o primeiro passo para que o seu cliente avance no funil de vendas.

Para que você comece com o pé direito, hoje te ensinaremos a elaborar ótimos títulos.

Vamos lá? 🙂

Qual a importância do título no processo de vendas?

De acordo com a Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas lerão o texto do título, mas apenas 2 em cada 10 lerão o restante, ou seja, seu conteúdo. Isso mostra que se você não souber cativar o leitor com o título, é provável que ele nem chegue a abrir o seu post ou e-mail.

Com apenas essa informação você já entendeu que, se não houver dedicação na hora de escrever um título, nem precisa se dar ao trabalho de escrever um conteúdo ao nível de um copywriter.

Quando for começar a escrever seu post, lembre-se do objetivo que você pretende alcançar com aquelas palavras. E o mais importante, pense que é necessário que a próxima frase seja lida, e a seguinte, e assim por diante.

Entender a importância que o título tem no processo de vendas te ajudará a criar títulos melhores, mas ainda temos muitas dicas para compartilhar com você. Por isso, continue lendo para não perder nenhuma delas.

SEO

Claro, não podemos falar de título e de vendas sem falar de SEO. Você já deve ter ouvido falar muito desta sigla se está no mercado de afiliados a algum tempo, mas se ainda não conhece iremos explicar.

SEO vem de “Search Engine Optimization”, que é conhecido no português como Otimização para Mecanismos de Busca.

Ele tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de busca como o Google, utilizando diversas estratégias. E para que isso aconteça, temos algumas dicas rápidas para compartilhar.

Atenção ao tamanho do título

O número de caracteres deve ser considerado ao elaborar um título para o seu conteúdo. Afinal, quando você planeja este título é pensando nele como um todo, não é? Se o leitor não consegue ler a frase completa certamente não terá o mesmo efeito.

Por exemplo, no WordPress você é avisado quando o seu título ultrapassa o número de caracteres adequado, ou quando o título está muito curto. Você consegue acompanhar esta informação na barra que aparece abaixo do seu título, na hora de preencher os campos de SEO.

título SEO

Utilize a palavra-chave no título

Se a palavra-chave está presente no título, o Google irá notar essa informação na hora da busca. E é bem simples fazer essa inclusão, afinal ela é o foco principal do seu conteúdo.

O posicionamento da palavra-chave também faz toda a diferença para o ranqueamento do Google. Se o leitor está buscando por “SEO no WordPress”, ao fazer aquela busca rápida com os olhos é importante que ele veja esta informação logo de cara. Se você insere essa palavra-chave no final da frase, as chances do seu conteúdo ser notado serão menores.

Obs.: se quiser se aprofundar no assunto, confira todos os conteúdos que temos sobre SEO aqui mesmo no nosso blog. 

Como elaborar um título que prenda a atenção do seu público

Chegou a hora de entender como elaborar o seu título de forma que o leitor tenha interesse em conferir o conteúdo que você preparou. Para este processo, separamos as seguintes dicas:

Utilize números e dados nos seus títulos

Essa tática, para a criação de um bom título, é muito utilizada por tornar a frase mais atraente para o leitor. 

Se você utilizar números e dados ímpares, a sensação que passa é de exatidão e gera certa confiança naquilo que você está informando. Por exemplo: 3 dicas para elaborar um título que prenda a atenção do seu público.

Abaixo, temos um exemplo do nosso próprio blog 🙂

Aposte em palavras como…

  • Dicas;
  • Razões;
  • Estratégias;
  • Fatos;
  • Maneiras;
  • Entre outros…

Essas palavras ajudarão a dar certa importância para o seu conteúdo, mostrando as razões pela qual o leitor deve prosseguir com aquela leitura. 

Cuidado com títulos sensacionalistas

Isso pode parecer coisa de site de fofoca mas, acredite, muitos canais acabam apostando em manchetes sensacionalistas apenas para atrair o público. 

Esses títulos, além de mentirosos, não cumprem aquilo que chamou a atenção do leitor e não é isso que você está buscando. Por isso, seja sincero com seu público e fale no título sobre o que realmente será abordado no conteúdo.

Existem técnicas, assim como o uso de números e certas palavras – como citamos acima – que podem te ajudar no processo de criação, mas sensacionalismo não trará nenhum benefício a longo prazo para o seu site. Se o conteúdo é para e-mail então, você só verá um grande número de descadastramentos.

Desperte certa urgência no leitor

Você já ouviu falar em senso de urgência? Senso de urgência é como chamamos o “tempo” que cada pessoa tem para realizar determinada ação, e isso pode incluir desde o pagamento de um boleto até algo relacionado à sua vida profissional.

Esse senso de urgência é muito comum nas estratégias de marketing, afinal ele desperta a necessidade de agir. Por exemplo: quando é feito o remarketing é muito comum usar essa tática para induzir o cliente a finalizar uma compra que ficou esquecida no carrinho. Esse senso irá ajudar neste processo.

No título ele não funcionará de forma diferente do exemplo acima, afinal o objetivo continua sendo levar uma pessoa a realizar uma ação. Mesmo que essa ação seja diferente, neste caso é fazer com que o conteúdo seja lido.

Quer um exemplo de título utilizando o senso de urgência? Então olha só:

Aprenda a estratégia usada por apenas 1% dos vendedores antes que ela se torne ultrapassada.

Se você ingressou no mercado de afiliados é porque tem o intuito de realizar vendas, não é? Certamente você se interessaria por um conteúdo que fala em te ajudar a realizar essa ação, principalmente se iniciou a pouco tempo. Esse é o efeito que o senso de urgência faz no leitor.

Conclusão

Se você pensava não ser muito importante a forma com que é escrito um título, agora deve estar de queixo caído com a diferença que uma simples frase pode fazer nos seus resultados.

Comece a colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática, analise os resultados obtidos e quais surtiram mais efeito no seu público-alvo.

Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente aqui em baixo 🙂

Até a próxima!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre 4 dicas para você começar a elaborar títulos infalíveis.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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