Ads Top

Defina o seu tom de voz e tenha um público mais engajado

Você já percebeu algum padrão na comunicação de certas empresas? A Coca-Cola, por exemplo, sempre relaciona suas campanhas com felicidade, união, momentos especiais. A Disney, sempre enfatiza que o que ela vende são sonhos realizados.

Esse comportamento não é por acaso, muito pelo contrário. Chamamos essa prática de tom de voz, e ele é definido com base em alguns critérios que falaremos aqui neste post.

Quer entender o que é tom de voz e como defini-lo para se comunicar com seu público? Então, vamos lá!

O que é tom de voz?

O tom de voz é um conjunto de características da sua empresa que, juntas, expressam sua personalidade através de campanhas, conteúdos nas redes sociais, e demais canais de comunicação. Em qualquer que seja o canal utilizado, esse tom é mantido.

Você já deve ter ouvido falar em missão e visão de uma empresa, não é? Para relembrar, missão é a razão pela qual sua empresa existe e visão é o que irá guiar as ações dela. Junto ao tom de voz, eles formam a personalidade da marca e definem a maneira com que a empresa irá se comunicar com o cliente.

Ele vai muito além de um slogan, de uma organização, ou algo do tipo. Se trata de criar uma conexão com o cliente através de momentos e sentimentos reais. As pessoas querem se identificar e se sentirem parte de algo, e o tom de voz tem o dom de oferecer essa sensação e, assim, gerar engajamento para a empresa e sensação de pertencimento ao cliente.

Você já deve ter se sentido próximo de alguma empresa que soube definir muito bem seu tom de voz, por exemplo:

A Netflix é uma das empresas mais conhecidas no ramo do marketing quando falamos sobre engajamento entre empresa x clientes. Todos os seus conteúdos são planejados pensando nessa interação.

Esse foi o tom encontrado que se encaixou com o público que ela possui e certamente foi feito através de muita pesquisa. Abaixo, temos um exemplo dessa interação:

tom de voz

O tom de voz precisa ser definido com base no seu público-alvo e qual a mensagem que você quer passar para ele. Com certeza o tom utilizado pela Netflix não funcionaria para uma empresa de advocacia, por exemplo.

Como dissemos acima, ele é baseado num conjunto de características da empresa. Por isso, é individual.

Quer entender como trabalhar o tom de voz para se comunicar com o seu público? Continue a leitura.

Como definir o tom de voz para se comunicar melhor com seu público?

Você já viu que o tom de voz está encarregado de oferecer uma uniformidade na comunicação da empresa, compartilhando aquilo que a representa. Agora, iremos falar sobre a definição do tom de voz para que você possa aplicar no seu negócio.

Defina sua persona

A persona é um personagem fictício que irá representar o seu público. É através dela que você conhecerá mais a fundo o seu cliente, assim como suas características (sexo, idade, profissão, classe social, dentre outras).

Esse é o primeiro passo para começar a moldar o seu tom de voz, afinal ele deve ser pensando também no seu cliente além da visão e missão da sua marca.

Estabeleça uma forma de se comunicar (singular, plural, primeira ou terceira pessoa)

Além da mensagem que você pretende passar, também deve ser considerada a forma como ela irá chegar ao público. 

Por isso, tenha definido como será feita essa comunicação. Quer tratar o cliente com mais exclusividade? Trabalhe com a singularidade. Quer lidar com a ideia de um coletivo, um grupo unido, trabalhe a pluralidade.

Defina também se você se comunicará na primeira ou terceira pessoa. Você quer ser a marca ao se comunicar ou quer falar por ela? Tudo isso irá depender do tipo de comunicação que você irá oferecer ao público.

Monte a personalidade da sua marca

Pegue uma folha de papel e uma caneta e traceje 2 linhas, para dividir em 3 campos. Nesses campos, defina 3 características que a personalidade da sua marca deve possuir. Com isso, você criará um padrão para seus conteúdos, o que definirá o seu tom de voz.

Você quer trabalhar com descontração? Em um dos campos defina como será essa abordagem. Será uma descontração humorada, espontânea, piada de tio? E assim por diante, até ter preenchido todas elas.

Assim como nós, pessoas, temos nossa personalidade definida, a marca também precisa ter a sua definida para ajudar na humanização da empresa e facilitar a conexão com o cliente.

O responsável por criar os traços de personalidade para a empresa é chamado de Arquétipo. Eles são divididos em 12 diferentes tipos, onde você poderá escolher o que se encaixa com a sua marca. Através da definição do arquétipo, é possível categorizar a sua marca e conhecê-la melhor entendendo sua forma de se posicionar em relação ao mercado e até mesmo a si.

Abaixo, temos uma imagem que exemplifica muito bem a divisão dos 12 arquétipos.

tom de voz

Os detalhes serão seus aliados e você poderá consultar esse rascunho sempre que precisar se inspirar na hora de criar novos conteúdos.

O que você quer alcançar com seu tom de voz?

Qual o propósito dessa uniformização do seu conteúdo? Você busca gerar mais engajamento com seu público? Passar uma imagem de empresa amiga do cliente? O que você quer que o seu cliente sinta ou faça ao acompanhar seus canais de comunicação?

Responda a essas perguntas para entender o seu verdadeiro propósito e, assim, sempre que for se comunicar irá tê-lo como base. Algumas ideias que podem fazer sentido para você:

“Meu propósito é….”

  • Comunicar;
  • Inspirar;
  • Entreter;
  • Alegrar;
  • Alertar;
  • Atrair.

Público-alvo amplo e diversificado funcionam no tom de voz?

Claro que sim! Você pode trabalhar em um mercado com diversos nichos – isso é comum no mercado de afiliados – e adaptar o seu tom de voz para cada contexto. É o que fazemos diariamente, pois convivemos com diversos grupos sociais.

Por exemplo, você vai para o trabalho e se comunica de uma forma por lá. Certamente, não é a mesma comunicação que você usaria em um churrasco com os amigos em um domingo – pós pandemia, claro. Viu como podemos nos adaptar? Com o tom de voz é a mesma coisa.

Às vezes, só a mudança utilizada no meio da comunicação pode oferecer o que cada público busca. Alguns podem preferir receber um vídeo, outros conteúdos em texto, áudio, etc. Por conta disso, conhecer o público pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

O que você definitivamente não quer passar para o seu público?

Assim como é relevante falar sobre os pontos principais que você quer abordar no seu tom de voz, também é importante definir aquilo que você não quer passar para o público. Podem ser gatilhos mentais negativos, por exemplo, que gerem o efeito contrário que você busca.

Faça uma lista de palavras para serem evitadas ao produzir seus conteúdos, assim você poderá consultá-la sempre que for preciso. Após algum tempo trabalhando no seu tom de voz, essas práticas estarão fixas na sua cabeça.

Conclusão

Viu como é simples definir um tom de voz? Basicamente, você só precisa conhecer o seu público e a sua marca.

Lembrando que, você não precisa ter uma empresa para montar um tom de voz. Se você trabalha no mercado de afiliados a pouco tempo, faz sua comunicação através das redes sociais ou até mesmo em um blog, pode muito bem ter um tom definido.

Ficou alguma dúvida? Deixa pra gente nos comentários!

Até a próxima 🙂

The post Defina o seu tom de voz e tenha um público mais engajado appeared first on Monetizze.


Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Defina o seu tom de voz e tenha um público mais engajado.
[no-sidebar]
Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.