Como montar sua estratégia para ter listas de e-mails
O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias de alta conversão para quem trabalha com marketing digital. Mas como construir as suas listas de emails?
Como já falamos outras vezes por aqui, uma lista qualificada é uma poderosa ferramenta para quem deseja vender pela internet.
Para se ter sucesso com essa estratégia, o passo fundamental é construir uma lista de e-mails.
Entretanto, pode até parecer fácil, mas criar listas de e-mails de qualidade exige esforço e conteúdos de qualidade acima da média.
Neste artigo, vamos te mostrar um passo a passo para montar sua estratégia para ter listas de e-mails qualificados.
E também como tirar o maior proveito dessa ferramenta que ainda tem muito a oferecer.
Continue lendo para aprender a como criar suas listas de e-mail.
A importância de uma boa base de e-mails
Antes de começar a falar sobre estratégia, uma coisa precisa ficar bem clara: nunca, em hipótese alguma, compre uma lista de e-mails.
Como falamos acima, o e-mail marketing é uma ferramenta de alta conversão.
Mas, para que você consiga utilizá-la da maneira correta, o melhor caminho é através da construção de uma base sólida de e-mails.
Ou seja, para que as suas estratégias tenham efeito positivo, o usuário precisa compartilhar o e-mail com você de maneira consciente.
E neste artigo você vai descobrir o que precisa fazer para conquistar esses dados.
Entretanto, precisamos reforçar aqui a importância de se fazer isso do jeito certo.
Quando você envia e-mails para uma lista comprada, aquelas pessoas provavelmente nunca ouviram falar de você ou do seu produto.
Vocês não tiveram nenhuma interação prévia.
E isso faz com que as pessoas coloquem o seu remetente em suas listas de spam.
Dessa forma, todo o potencial de conversão da ferramenta é jogado no lixo.
Portanto, siga as nossas dicas para construir uma base de e-mails do jeito certo, ok?
Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados, esse tipo de conduta agora pode gerar multas astronômicas.
Portanto, vamos falar sobre como conquistar esses e-mails da maneira correta, através do consentimento do usuário.
Ou seja, através do “opt-in”, quando ele aceita fornecer algum dado, como o e-mail neste caso.
Agora que você já sabe o que não deve fazer, vamos colocar a mão na massa?
Como montar sua estratégia para ter listas de e-mails
Existem várias maneiras de construir uma lista de e-mails do zero.
Nos próximos parágrafos, vamos te mostrar de maneira simples tudo o que você precisa fazer para começar a construir a sua.
Conheça a sua persona
O primeiro passo para montar sua estratégia para captar e-mails é entender o seu público-alvo.
Para isso, nada melhor que desenhar e conhecer a sua persona.
É através desse conhecimento que você saberá quais tipos de conteúdo oferecer em troca do e-mail do seu usuário ou quais os canais mais importantes para divulgar os seus materiais.
Planeje o seu conteúdo
Outro passo importante, é planejar todos os conteúdos que você pretende usar para construir a sua lista de e-mails.
O que você pode oferecer de conteúdo para a sua persona que será útil a ponto dela aceitar te passar um dado valioso como o e-mail?
Esse conteúdo pode ser de vários formatos:
- E-book
- Infográfico
- Webinar
- Templates
- Aulas Grátis
- Amostra grátis
- Entre outros
O mais importante é que ele entregue valor para o usuário.
Se você é produtor ou afiliado, veja o que pode oferecer de graça para os usuários interessados nos seus produtos, mas ainda não estão no momento da compra.
Se você vende um curso de violão para iniciantes, ofereça um conteúdo mostrando qual é o melhor tipo de modelo para começar.
Isso pode ser feito através de um e-book simples, infográfico ou até mesmo por vídeo.
Dessa forma, o usuário terá uma primeira experiência positiva com um material relacionado ao seu produto.
Divulgue o seu conteúdo
Pode até parecer óbvio, mas não adianta nada produzir conteúdos de qualidade se eles não chegarem nos usuários, certo?
Você pode divulgar os seus conteúdos gratuitos de maneira orgânica ou através de campanhas de tráfego pago.
Se você não tem verba para campanhas, trabalhe de forma orgânica colocando o link na sua bio do Instagram ou na descrição dos seus vídeos no Youtube.
Faça publicações no Feed e nos Stories avisando deste conteúdo e onde os usuários podem encontrá-lo.
Se você trabalha com blogs, faça posts falando sobre estes conteúdos e coloque um CTA direcionando o usuário para a landing page onde ele poderá acessá-lo.
Já se você tem verba para anúncios, separe uma parte dela para divulgar os materiais gratuitos, especialmente através de remarketing para quem acessou a sua página de vendas ou checkout e não efetuou a compra.
Para essas pessoas, talvez um “aperitivo” do seu conteúdo seja o diferencial que fará finalizar a compra de vez.
Antecipe ofertas e promoções
Uma estratégia que funciona bastante para a captura de e-mails, é a antecipação de ofertas e promoções para quem se cadastrar.
Todos nós gostamos de exclusividade, de ter acesso a coisas de valor antes de qualquer outra pessoa.
Ter acesso a ofertas exclusivas e futuras promoções antes de todo mundo é algo que nos incentiva a cadastrar em uma lista de e-mails.
Sendo assim, ofereça uma caixa de captura de e-mails para quem estiver acessando a sua página de vendas oferecendo ofertas e promoções exclusivas.
Popup ou banner de saída
Outra boa estratégia para capturar e-mails é a utilização de popups ou banners de saída, oferecendo um material novo ou a opção de receber novidades.
Em alguns casos, ofereça até mesmo um desconto na próxima compra, desde que a pessoa cadastre o seu e-mail.
Essa estratégia é mais utilizada em blogs e e-commerces, mas pode ser adaptada e funcionar perfeitamente para a sua página de vendas.
Mantenha contato com as suas listas de e-mails
Por fim, não adianta nada construir uma lista e só lembrar dessas pessoas na hora de enviar um e-mail de vendas.
É importante criar um relacionamento com a sua base de e-mails, oferecendo conteúdos sempre que possível.
Uma boa estratégia de relacionamento é o envio de uma newsletter, com assuntos relacionados ao universo do seu produto, mesmo que não sejam diretamente ligados a ele.
Dessa forma, o usuário sente que você se importa com ele a ponto de mandar informações importantes e que ofereçam valor no seu dia a dia.
Assim, quando você enviar o seu e-mail de vendas, pode ter certeza que essas pessoas vão pelo menos acessar a sua página de vendas ou o checkout para saber mais.
Conclusão
Construir uma lista de e-mails do zero é um desafio. Mas a recompensa é extremamente gratificante.
Se você seguir as dicas deste artigo, construindo a sua base da maneira correta, pode ter certeza que as suas taxas de conversão aumentarão significativamente nas suas campanhas de e-mail marketing.
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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Como montar sua estratégia para ter listas de e-mails.
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