ClubHouse: conheça a nova rede social baseada em salas de chat
Recentemente uma nova rede social caiu no gosto dos brasileiros. Criado em março de 2020, o ClubHouse se tornou popular no Brasil nos primeiros meses de 2021.
Ele chega com uma proposta um pouco diferente do que estamos acostumados, e que promete bons diálogos e um novo meio de comunicação através de áudio.
Ficou curioso? Então vamos conhecer melhor essa rede.
ClubHouse: conheça a nova rede social baseada em salas de chat
O que é o ClubHouse?
O ClubHouse é uma rede social onde você pode interagir e se integrar com outras pessoas que compartilham do mesmo interesse que você, através de salas de bate-papos ao vivo.
Por se tratar de uma rede focada no áudio, sua proposta é alcançar os amantes de podcasts ou da velha e boa ligação.
Ela foi criada em 2020 por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e um empresário do Vale do Silício, Paul Davidson.
Até o final de janeiro de 2021, cerca de 2 milhões de pessoas já haviam tido acesso a essa nova rede social.
Nela já houve grandes bate-papos entre pessoas conhecidas e que possuem uma carreira de sucesso, como ninguém menos que Elon Musk – dono da Tesla. Já imaginou trocar uma ideia com esse cara? Pois é, o ClubHouse oferece esse tipo de interação.
“Nosso objetivo era construir uma experiência social que parecesse mais humana – onde, em vez de postar, você pudesse se reunir com outras pessoas e conversar.”
Paul Davidson
Mas não é tão simples ingressar nessa rede, ela requer um convite que é enviado por alguém que já tenha acesso ao ClubHouse. Cada nova pessoa que ingressa no app tem a chance de convidar mais duas pessoas para terem o privilégio de utilizá-lo.
Você também tem a opção de baixar o App e entrar na lista de espera, assim ele irá sincronizar com seus contatos e caso algum amigo tenha um convite disponível ele poderá escolher te convidar a participar também.
Como ele funciona?
Por ser uma rede social com foco em áudio, ele não possui a opção de enviar mensagem de texto, imagem, vídeo, e outras formas de comunicação. A única foto que você poderá disponibilizar é a do seu perfil, apenas.
Isso garante que você possa ouvir e conversar com outras pessoas sem precisar se preocupar em estar focado apenas nisso, ou seja, como um podcast só que ao vivo e com você nele.
Enquanto acompanha você pode fazer outras coisas, veja o exemplo desse cara aí:
Certeza que ele estava escutando um bate-papo super interessante neste momento.
Ah, e é importante lembrar que o ClubHouse possui algumas regras para que você possa fazer parte da comunidade. Da uma olhada:
- Use seu nome real e sua identidade verdadeira no aplicativo;
- Você deve ter pelo menos 18 anos;
- Não é permitido praticar qualquer forma de bullying, assédio ou constrangimento a uma pessoa, ou grupo de pessoas;
- Não é permitido discriminação ou participação em ações ou ameaças de ódio e violência a uma pessoa ou grupo de pessoas;
- Não é permitido compartilhar, ameaçar ou incentivar o compartilhamento de informações privadas de uma pessoa sem o consentimento dela;
- Não é permitido transcrever, gravar ou reproduzir de qualquer forma e/ou compartilhar informações obtidas no Clubhouse sem permissão prévia;
- Não é permitido participar de conversas ou enviar qualquer conteúdo que viole a propriedade intelectual ou propriedade privada de terceiros;
- Não é permitido espalhar informação falsa ou spam, informação digitalmente alterada ou suprimida;
- Não é permitido compartilhar ou promover informação (ou mídia digitalmente alterada) que tem a intenção ou poderia causar dano a qualquer pessoa ou grupo de pessoa, incluindo menores de idade;
- Não é permitido usar o serviço do Clubhouse para conduzir qualquer tipo de atividade ilegal ou não autorizada.
Seguindo essas regras básicas, você poderá ter boas experiências por lá.
Como funcionam as salas de bate-papo?
Logo que você ingressar no app, verá várias salas disponíveis para que você possa participar. Ao escolher uma, terá as seguintes opções:
Moderator: traduzindo para o português, temos o Moderador. Ele é o responsável por criar a sala no ClubHouse. Nessa categoria, além de ser o Moderador você também é o Speaker (quem tem o direito de falar na sala). É sua função guiar o bate-papo e garantir que tudo ocorra bem.
Speaker: traduzindo para o português, temos o Orador. Ele é quem irá participar da troca de ideias naquela sala. Você se torna um Speaker sendo o primeiro a entrar na sala, além do Moderador. Se você entrar depois disso só poderá falar se for autorizado.
Listener: traduzindo para o português, temos o Ouvinte. Aqui temos a “plateia” da sala, eles que estarão acompanhando o bate-papo que estiver rolando na sala e só podem falar caso sejam autorizados pelo Moderador.
Mas eu preciso ficar com o microfone ligado a todo momento, caso eu seja um Moderator ou Speaker? Não, assim como você muta o seu microfone em reuniões por vídeo também será possível no ClubHouse.
Como o ClubHouse pode ser útil para o mercado de afiliados?
As redes sociais são fortes aliadas do mercado de afiliados, afinal é nelas que a maioria das trocas de informações são feitas. Mas como poderíamos tirar proveito desta nova rede que está crescendo?
Hoje temos o Instagram como uma rede forte para troca de vídeo e imagens, o YouTube como a maior plataforma de vídeos existente até então, o Telegram com sua troca de informações através de canais e grupos, e muito mais. Mas, acabamos ficando defasados quando falamos de áudio.
Ok, temos vários Apps de podcasts. Mas através deles não existe nenhum tipo de interação entre a pessoa que grava o conteúdo e você, o ouvinte. E isso é algo que todas as outras redes oferecem.
Por isso, o ClubHouse pode ser um grande aliado do mercado de afiliados em um futuro próximo. O Brasil já é o 2º país a consumir mais podcast, imagina o que esse mercado pode nos proporcionar daqui a alguns meses ou anos.
Atualmente, por ainda ser muito limitado, talvez não seja a melhor opção para falar com um número grande de pessoas. Mas, com as atualizações que eles pretendem fazer para ampliar essa rede para o mundo, logo será uma ótima opção a ser considerada.
Por exemplo, imagine realizar bate-papos com diversas pessoas de diferentes lugares do mundo podendo falar sobre marketing digital, mercado de afiliados, e muito mais! É mais uma possibilidade de trabalhar o marketing de conteúdo, e oferecer ainda mais conteúdos para gerar valor ao seu público.
Conclusão
Se quiser ficar por dentro das informações mais recentes sobre o ClubHouse, confira o blog deles! Com uma interface bastante simples, eles liberam por lá as últimas novidades.
Obs.: infelizmente, no momento a rede só está disponível para aparelhos iOS, ou seja, usuários de Android ainda não possuem acesso ao App.
E aí, já teve a oportunidade de ingressar nessa rede social e participar de bons papos? Conta pra gente!
The post ClubHouse: conheça a nova rede social baseada em salas de chat appeared first on Monetizze.
Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre ClubHouse: conheça a nova rede social baseada em salas de chat.
Nenhum comentário: