Enem 2017: professores dão dicas sobre a redação
É praticamente um desfile na Marquês de Sapucaí: para sambar na cara da sociedade, o candidato precisa levar em conta os critérios utilizados para a nota do texto dissertativo-argumentativo. Valendo 1.000 pontos — o que dá uma importância fundamental para a composição da nota final do Enem —, a redação avalia cinco competências.
A primeira está relacionada ao domínio da escrita formal da língua portuguesa, com respeito às regras gramaticais. As competências dois e três relacionam-se à compreensão da proposta de redação e à argumentaçãoutilizada no texto. No quesito quatro, os avaliadores verificam a coesão, ou seja, se a redação está articulada entre seus parágrafos. Por fim, a última competência observa se o candidato elaborou uma solução para resolver o problema exposto.
Leia mais:
+ 15 acontecimentos essenciais para estudar atualidades
+ Baixe nosso manual com mais de 30 dicas sobre a prova
“Essa proposta precisa estar completamente articulada ao posicionamento e à argumentação do aluno: ela tem de ser muito clara e precisa”, destaca Susana Regina Vaz Húngaro, do Colégio Bandeirantes. Confira as principais dicas para mandar bem na redação:
- Antes da prova, leia editoriais de jornais (que ficam nas primeiras páginas das publicações) para se acostumar com o estilo de texto dissertativo- argumentativo.
- Ao treinar a última redação antes da prova, coloque um cronômetro para marcar o tempo que você utiliza para escrever o texto. De acordo com os professores, é necessário deixar tudo pronto em até uma hora.
- Um texto agradável de ler é importante. O fundamental, no entanto, é atender à estrutura de introdução argumentação e conclusão. Não adianta escrever uma frase superbonita de algum autor famoso sem que ela dialogue com o restante da redação.
- Antes de escrever o texto final, produza um esqueleto da redação, rascunhando as ideias que abordará em cada parágrafo, destacando palavras e pequenas frases que ajudarão na coesão.
- As 30 linhas destinadas à redação não dão espaço para escrever muitos argumentos. Por isso, priorize duas ideias centrais para expor seu posicionamento.
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: